DESPORTO ESCOLAR

DESPORTO ESCOLAR

Desporto Escolar

Os alunos do Colégio de Lamas, em vários momentos do ano letivo, tiveram a oportunidade de participar em duas grandes competições do calendário desportivo anual do Programa do Desporto Escolar, concretamente o Corta-Mato e o Mega Sprinter.

O Corta-Mato implicou a realização de três fases (escolar, regional e nacional) e juntou alunos do ensino básico e secundário com idades compreendidas entre os 9 e os 18 anos. 

A primeira fase realizou-se no nosso Colégio no último dia do primeiro período, num ambiente de muito entusiasmo. As várias provas, para além de selecionarem seis alunos de cada escalão para a fase regional, pretenderam promovero gosto pela prática da modalidade e do desporto em geral.

A segunda fase decorreu em Santa Maria da Feira e envolveu já alunos de todas as escolas da Área Educativa de Entre Douro e Vouga. Num ambiente caracterizado pela competição saudável, todos os participantestinham consciência da dificuldade de se apurarem, uma vez que apenas os primeiros três alunos de cada escalão e a melhor equipa se classificavam automaticamente para a fase nacional. A nível coletivo, conforme os alunos da mesma escola iam chegando à meta, recebiam o número de pontos correspondentes ao seu lugar. Deste modo, a equipa que, no final, somou menos pontos saiu vencedora e passou à fase nacional. Nesta etapa, as equipas do Colégio alcançaram bons resultados nos diferentes escalões, tendo conseguido obter vários terceiros lugares. A nível individual, eu venci a minha prova, conquistando o direito de representar a região a nível nacional.

  A fase nacional aconteceu na Marinha Grande e prolongou-se por dois dias, mobilizando cerca de 2400 atletas de várias idades. O primeiro dia ficou marcado por um espetáculo de receção a todos os participantes e por muitos momentos de confraternização numa área criada para o efeito e na qual havia uma parede de escalada, um simulador de ausência de gravidade e uma torre com inúmeras atividades. O dia seguinte correspondeu ao dia de provas, com os alunos de todos os pontos do país a darem o seu melhor.

  Entretanto, o Colégio também participou em outra grande competição de atletismo: o Mega Sprinter. A primeira fase, realizada em Vila Nova de Gaia, permitiu que se fizesse a seleção dos alunos que, nos dias 5 e 6 de abril, disputariam a competição nacional, em Faro. A representação do Colégio teve um desempenho notável, com três alunos (Mafalda Mesquita, do 5º B, Rodrigo Moreia, do 11º Desporto, e eu próprio) a conseguirem o apuramento para a grande fase final.  Tal como acontecera com o Corta-Mato, a etapa decisiva durou dois dias e envolveu 725 alunos das 24 Coordenações Locais do Desporto Escolar e da Região Autónoma dos Açores. A edição deste ano contou com a presença do atleta olímpico Francis Obikwelu, padrinho da competição. 

  Depois de ir ultrapassando as várias fases de apuramento, eu tive a oportunidade de poder competir a nível nacional, tendo conseguido bons resultados. A presença nas provas nacionais acabou por ser a recompensa do meu esforço e dedicação. Mas, mais do que pela competição, as provas na Marinha Grande e em Faro, ficaram marcadas pelo convívio entre atletas e pela amizade que fizemos uns com os outros. Para mim, o atletismo também é entusiasmante por causa disso. Apesar de competirmos com outras pessoas, eu entendo que só somos rivais durante a prova. E, ganhando ou não, o desporto faz-nos sentir vencedores, porque cada corrida é uma aventura, cada metro um obstáculo e cada final uma conquista.

Reconhecendo o meu mérito em termos desportivos,a autarquia de Santa Maria da Feira designou-me como Atleta do Ano no Desporto Escolar, género masculino, na Gala de Desporto, que decorreu, no dia 12 de abril, no Cineteatro António Lamoso. Mais do que o reconhecimento público, acredito que essa distinção servirá de motivação para procurar alcançar sempre melhores resultados.

Pedro Ramos (9º A)



12 pessoas gostaram disto
Faça login para poder deixar o seu like !

Escreva o seu comentário

Os comentários são todos submetidos para revisão dos administradores!
0 Comentários
Sem comentários..

Ainda não existem comentários para esta publicação...não quer ser o primeiro?