INAUGURAÇÃO DE UM NOVO ESPAÇO EDUCATIVO INOVADOR

INAUGURAÇÃO DE UM NOVO ESPAÇO EDUCATIVO INOVADOR

Inauguração do Novo Espaço

No dia 17 de janeiro, de modo a serem proporcionadas mais e melhores condições a toda a comunidade escolar, foi inaugurado um novo ambiente educativo inovador, designado como «Sala de Aula do Futuro». Após vários meses de trabalho, a cerimónia, na qual estiveram presentes representantes da autarquia e algumas personalidades ligadas à área da educação, deu a conhecer a todos os presentes uma multiplicidade de ferramentas tecnológicas que irão possibilitar a exploração de novos cenários de aprendizagem.

Toda esta nova área, inspirada nas experiências e nas dinâmicas já desenvolvidas no outro ambiente educativo inovador do Colégio, mais pensado para os alunos da educação pré-escolar e do primeiro ciclo, foi concebida de maneira a permitir que diferentes dinâmicas de aula se possam desenvolver em simultâneo. A sala encontra-se equipada com 24 cadeiras Steelcase Node, que permitem adaptar a sua disposição a diferentes atividades, desde as mais expositivas até às mais colaborativas, e conta com um estúdio de realidade virtual, concebido para potenciar a criatividade dos nossos alunos. Sendo um espaço multifuncional, existe uma zona para apresentações, com bancadas e meios técnicos que permitem simular um palco. Para além destes meios e destas valências, foi criada uma zona de caráter mais lúdico e informal, pensando na necessidade de os alunos destas idades relaxarem e desfrutarem descontraidamente da companhia uns dos outros. Em termos técnicos, a sala está apetrechada com os equipamentos mais atuais, nomeadamente um painel interativo de 86 polegadas 4K, 12 ipads, 12 computadores híbridos, 2 iMacs, um sistema de som surround 7.1, uma impressora 3D e três áreas de projeção sem fios, através de uma Apple TV.

A sessão teve início às 15 horas, com as boas-vindas da doutora Joana Vieira, Diretora do Colégio, seguindo-se a inauguração oficial pelo Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, doutor Emídio Sousa. Depois de uma visita guiada ao espaço, o doutor Joaquim Azevedo, investigador e docente da Universidade Católica, mostrou-se impressionado com o espírito empreendedor da instituição e, numa pequena apresentação, reconheceu que o futuro do ensino teria de passar forçosamente por projetos que rasgassem horizontes mais largos e sustentados de um novo paradigma educativo. Nas suas palavras, num tempo marcado pela imprevisibilidade e pela incerteza, a escola teria de articular os diferentes saberes disciplinares e deveria concretizar projetos curriculares integradores, tudo em nome da motivação de cada aluno e da descoberta do seu lugar no mundo.

Terminada a cerimónia, ficou a convicção de que esta inauguração constituiu apenas uma etapa de todo um processo de renovação, porque o Colégio de Lamas, recusando o conformismo e a estagnação, continuará a ter a ousadia de apontar novos cenários de aprendizagem e de conceber ambientes onde os alunos se sintam verdadeiramente interessados em aprender.

Professores Ricardo Massano e Maria José Oliveira



4 pessoas gostaram disto
Faça login para poder deixar o seu like !

Escreva o seu comentário

Os comentários são todos submetidos para revisão dos administradores!
0 Comentários
Sem comentários..

Ainda não existem comentários para esta publicação...não quer ser o primeiro?