SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO

Alimentação

Em novembro, o Grande Auditório foi o lugar escolhido para uma aula conjunta sobre os hábitos de alimentação, um tema de grande importância para a saúde humana.

A Associação de Pais, pretendendo alertar os mais novos para a necessidade de adotarem uma alimentação saudável, organizou esta atividade, em colaboração com a ITAU, a empresa responsável pela confeção das refeições na nossa cantina. O senhor Rui, chefe de cozinha do restaurante H&N, em São João de Ver, acedeu ao convite que lhe foi endereçado e partilhou alguns dos seus conhecimentos relacionados com a área da restauração, fruto da experiência adquirida ao longo de muitos anos. Para além dele, também esteve presente uma nutricionista, a doutora Sara, que mostrou a todos os presentes que comer bem é essencial para se ter qualidade de vida.

Todos os alunos do 5º ao 9º ano tiveram a oportunidade de ouvir opiniões, de partilhar informações e de ver esclarecidas dúvidas. E, para além de terem sido expostas curiosidades muito interessantes sobre as características dos alimentos, foram colocadas questões muito pertinentes relacionadas com os novos regimes alimentares (dieta vegetariana, dieta paleolítica, dieta mediterrânica) e com a ligação que existe entre a alimentação e o desempenho desportivo.

                É certo que as regras de uma alimentação saudável são já amplamente conhecidas, mas os adultos têm de continuar a ter um papel ativo na educação das crianças a este nível, iniciando-as na pesquisa de novas receitas e na posterior preparação das mesmas. A contribuição do chefe Rui foi muito apreciada pelos alunos, pois ele deixou-lhes sugestões para confecionar os alimentos de forma mais saudável, mostrando, por exemplo, que é possível adoçar um bolo de chocolate usando, em vez de açúcar, beterraba ou outros vegetais naturalmente doces.

                O chefe Rui deixou-nos também o conselho de que devemos ler sempre os rótulos das embalagens, porque estes expõem informações muito importantes. Numa linguagem simples e direta, ele ainda afirmou que um alimento, quanto mais natural e saudável for, menos embalagem precisa de ter.

Professora Alexandra Salomé



5 pessoas gostaram disto
Faça login para poder deixar o seu like !

Escreva o seu comentário

Os comentários são todos submetidos para revisão dos administradores!
0 Comentários
Sem comentários..

Ainda não existem comentários para esta publicação...não quer ser o primeiro?